quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Currículo




Saber elaborar um currículo é fundamental, pois ele é o nosso cartão de visita. Com ele podemos conseguir oportunidades para muitas entrevistas.
Confira abaixo o que deve e o que não se deve colocar em um currículo:
Preste atenção para não cometer erros de ortografia e digitação:
Tenha cuidado com as regras básicas do idioma, acentuação e concordância. Erros desse tipo pode levar a eliminação do candidato. Por isso, faça uma revisão em todo o documento antes de enviá-lo.
Não minta:
A mentira pode deixar você em uma situação desconfortável, caso o entrevistador peça para que você faça um teste prático. E caso você consiga o emprego, em algum momento você será desafiado a cumprir o que está no currículo.
O currículo não pode ter muitas páginas:
De acordo com especialistas, dois minutos é o tempo máximo que você tem para se apresentar ao entrevistador. Por isso, evite currículos com muitas páginas e cheio de informações, mesmo que você tenha experiência e como comprovar.O currículo deve ter no máximo duas folhas e cite apenas informações sobre o cargo que você deseja.
Seja objetivo:
Forneça todas as informações necessárias para que o entrevistador o conheça melhor. Informações como: datas de formação, entrada e saída das empresas anteriores, período de cursos, locais de formação e descrição de atividades desempenhadas, são absolutamente importantes no processo de seleção. Mas, seja objetivo.
Preste atenção aos seus objetivos profissionais:
Aponte seus objetivos profissionais. Conforme os especialistas, é pelo objetivo que os entrevistadores começam a leitura de um currículo. Assim como é através dele, que eles definem se continuam lendo. Seja transparente e convincente.
Documentos pessoais são desnecessários:
Não é mais necessário fornecer o número de documentos pessoais como CPF, RG, carteira de reservista no currículo.E só coloque a pretensão salarial se for uma exigência da empresa.
Fotos:
As empresas são legalmente proibidas de solicitar fotos. Isso é uma atitude discriminatória, pois o que vai ser analisado é a sua competência profissional e não a aparência. Mas, se você está disposto a colocar sua foto, use uma mais formal que não comprometa a sua entrevista.
Estética do currículo:
Não enfeite o currículo. Analise o perfil da empresa que você está tentando uma vaga de emprego para que você possa montar seu currículo. O formato tradicional, com folhas brancas e letras como Times New Roman e Arial é o mais indicado.
Um currículo para cada empresa:
Um currículo com texto adequado ao perfil da empresa chamam mais atenção dos selecionadores. Aprenda um pouco mais sobre a atividade da empresa e faça um currículo ressaltando suas características profissionais, relacionando com o perfil da empresa.
Não deixe documentos anexados no currículo:
Colocar certificados e diplomas em anexo não comprovam sua capacidade profissional. Utilize-os quando solicitados. E não assine o currículo.

Nenhum comentário: