sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O que Forma as Organizações?


As organizações, portanto, são formadas por pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas respectivas missões. E, para as pessoas, as organizações constituem um meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, com um mínimo custo de tempo, de esforço e de conflito.
No ano de 1950 passou a ser denominada de Administração de Pessoal. Totalmente burocrática, não tinha mais só por finalidade intermediar os desentendimentos e reduzir os conflitos entre o capital e trabalho, mas acima de tudo administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista.
Em 1960, as pessoas passaram a ser consideradas os recursos fundamentais para o sucesso organizacional, aliás os únicos recursos vivos e inteligentes que as organizações possuem para enfrentar e ultrapassar os desafios pela frente.

Hoje, as organizações bem-sucedidas não mais administram recursos humanos, nem mais as pessoas, mas acima de tudo, administram com as pessoas. É a chamada administração participativa, onde as pessoas com suas inteligências, criatividades, habilidades mentais, passam a fazer as diferenças dentro do processo altamente competitivo por que passam as empresas. As pessoas deixam de serem tratadas como custos para serem reconhecidas como lucros para as empresas.
Os centros de custos de mãos-de-obra das empresas, deveriam passar a chamar de centros de lucros ou de centros de excelências, por que elas são responsáveis pela produtividade, pela qualidade e pela eficiência na fabricação dos produtos ou serviços.

Três Programas foram implantados para benefício do trabalhador:

->Programa de Melhoria Contínua: são premiados aqueles funcionários que apresentam idéias e sugestões que possam resultam em benefícios em termos de produtividade, de qualidade, de eficiência nos processos produtivos, em segurança física e mental para os funcionários
->Programa Encontro com o Presidente: duas ou mais vezes por mês, grupos alternados de funcionários se reúnem com o Presidente e com o representante da seção Recursos Humanos da empresa, onde são apresentados pelos funcionários, assuntos de seus interesses e estes assuntos são encaminhados para os demais dirigentes da empresa, com prioridades para soluções.

->Programa de Organização, Limpeza e Segurança: todas as áreas são avaliadas e os funcionários das áreas mais limpas, organizadas e sem acidentes, são premiadas pelo desempenho alcançado

4 comentários:

ALCI BUENO JUNIOR disse...

Parabéns Joseane pelo blog, excelente assunto!
Com certeza as empresas atualmente trabalham com o intuito de melhorar cada vez mais, conseqüentemente os funcionários também necessitam se adaptar com possíveis mudanças que acontecem em seu ambiente de trabalho. Para referenciar BSI, é importante ressaltar que o uso e a busca pelos informações e conhecimento se tornou de plena importância para profissionais que visam encontrar o sucesso.

Merielle Martins disse...

Aee Jose PArabéns pelo seu blog. Muito interessante os tópicos dos seu blog principalmente as formas de organizações isso traz muitas melhorias!
Bjinhoss

Rodrigo Souza D'Ávila disse...

Primeiramente queria lhe parabenizar pelo seu blog que está excelente. Atualmente capacitar profissionais nas empresas é a chave principal para uma empresa conseguir algum sucesso no mercado, programas de melhoria contínua como você sitou em seu texto acho de grande importância para a grande maioria de trabalhadores de uma empresa.
Abraços

Anônimo disse...

parabems pelo seu blog,esta muito bom estes programas de melhorias que vc sitou em seu testo foi muito intersante pois eu acho que as empresas deveria eivestir mais em seus trabalhadores,que que eles melhore remdimeto das empresas